quinta-feira, 23 de julho de 2015

FORD KA+ X CHEVROLET PRISMA: QUAL SEDÃ COMPACTO COMPRAR?

O novo sedã da Ford nem chegou às lojas, mas promete agitar o segmento. Veja como ele se sai frente a um dos hits de venda da Chevrolet


A inédita versão sedã do novo Ka ainda nem chegou às lojas, mas a Ford já divulgou os preços e nós já aceleramos a novidade, inclusive na pista. A julgar pelos resultados, o Ka+ realmente tem muitos pontos positivos e grandes chances de chacoalhar o segmento de sedãs compactos. Exatamente por isso, elencamos a versão topo de linha do novo Ford para um tira-teima com a versão intermediária do Chevrolet Prisma, um dos líderes da categoria. Com características bem parecidas, confira qual dos dois merece a sua garagem:

Ford Ka+ 1.5 SEL

Ford Ka+ (Foto: Divulgação)

Preço

A partir de R$ 47.490

Motorização

Motor 1.5 Sigma rende 105/ 110 cv de potência a 6.500 rpm e 14,6/ 14,9 kgfm de torque a 4.250 rpm. Faz uma boa dupla com o câmbio manual de cinco marchas, com engates precisos.

Desempenho

Com 1.048 kg, o 1.5 dá conta de embalar o sedã. Mesmo com a relação de marchas mais alongadas, o Ka+ mostra agilidade nas saídas e  encara ladeiras sem esgoelar. Nesse caso, o assistente de partida em rampa dá uma ajudinha ao motorista. Além de ser melhor em retomadas, foi mais rápido que o Prisma na prova de aceleração. Alcançou os 10o km/h em 10, 6 segundos

Principais itens de série

É o mais equipado. Traz de série airbag duplo, freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos nas quatro portas, sistema de som Sync, com entrada USB e conexão Bluetooth, volante multifuncional, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas

Espaço

Com 4,25 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos, o espaço interno do sedã é amplo e bem aproveitado. Acomoda com conforto três passageiros no banco traseiro.  O porta-malas também é honesto. Possui 491 litros, mas perde para o do Chevrolet.

Conforto

A direção elétrica e a suspensão bem calibrada fazem do Ka+ um carrinho gostoso de guiar. No posto de comando, o motorista é bem acolhido por assentos ergonômetros e ajustes do banco e coluna de direção. Competente, a suspensão filtra bem as irregularidade do solo, apesar do perfil mais firme que o Chevrolet. O isolamento acústico se mostra eficiente até em altas velocidades.

Acabamento

O Ford parece ter se esmerado na montagem do Ka+ e corrigido falhas encontradas no interior do Ecosport e Fiesta. A textura do painel é bem-vinda, mas o acabamento tem uma aparência mais simples que a do rival. O pequeno painel é simples e bem resolvido, mas o do Prisma é melhor.

Consumo

O motor do Ka é mais potente e também mais eficiente. O sedã registrou média de 7,8 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.

Segurança

Além de airbag duplo e freios ABS, o sedã possui itens inéditos para a categoria como controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Além disso, se saiu melhor nos testes de frenagem. Precisou de 42,65 metros para estancar a 100 km/h.

Preço do seguro

Como ação de lançamento, a Ford oferece seguro a preço fixo de R$ 1.970, o equivalente a 4,14% do modelo.

Cesta de peças

A cesta de peças totaliza R$ 2.300. O item que mais pesa é o jogo com quatro amortecedores de R$ 707,80.

Desvalorização

O índice só pode ser aferido assim que o modelo completar um ano de mercado,

Garantia e pós-venda

O pacote com as quatro primeiras revisões sai por R$ 1.664. A garantia é de três anos.
Chevrolet Prisma (Foto: Divulgação)
Preço

A partir de R$ 46.550

Motorização

Motor 1.4 despeja 96/106 cv de potência a 6.000 rpm e 13/ 13,9 kgfm de torque a 4.500 rpm. É acoplado a um câmbio de cinco marchas bem escalonado e com trocas macias.

Desempenho

Para um carro do porte do Prisma, o motor 1.4 lhe cai bem, mas fica quase no limite quando o carro está carregado e com o ar-condicionado ligado. Ainda assim, vai bem no dia a dia na cidade, responde de pronto quando o acelerador demanda e entrega, acima de tudo, conforto de rodagem. Mas fica atrás do Ka no assunto desempenho. Levou 12 segundos para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h.

Principais itens de série

Airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos dianteiros e sensor de estacionamento. Com o sistema MyLink (pacote R8N de R$ 1.600), o Prisma sai por R$ 48.150. Fica devendo rodas de liga leve, faróis de neblina e volante multi funcional.

Espaço

Dono do maior entre-eixos, com 2,52 m, o Prisma também oferece espaço generoso para seus ocupantes, tanto no banco da frente quanto no banco de trás. É o que melhor acomoda as pernas de passageiros grandes. Mas a maior vantagem em relação ao Ka+ é o bagageiro, que leva até 513 litros.

Conforto

O Prisma possui um rodar um pouco mais macio, graças ao acerto da suspensão que privilegia o conforto. No entanto, nas curvas mais fechadas sai mais que o Ford. A direção hidráulica  não é tão direta quanto a elétrica do rival, mas é leve e tem boa empunhadura. Na cabine, o motorista encontra uma posição de dirigir mais alta.

Acabamento

O Prisma tem um painel mais requintando e bem montado do que o do Ka. O plástico do painel é macio ao toque e tem boa aparência, assim como o tecido dos bancos. O painel é compacto, mas bastante intuitivo. O velocímetro digital lhe dá um toque de sofisticação.

Consumo

Economia não é o forte do Prisma, que aferiu um consumo médio de 6,6 km/l no ciclo urbano e 12,1 km/l no rodoviário.

Segurança

Conta com airbag e freios ABS. No teste de frenagem, estando a 100 km/h, precisou de 54,2 metros para parar completamente. Já passou por três recalls desde o lançamento.

Preço do seguro

Valor médio de R$ 1.932, o equivalente a 4,15% do carro.

Cesta de peças

Os valores da cesta somam R$ 2.669, ficando mais de R$ 300 acima da do rival.

Desvalorização

Após um ano, tem uma média 11,2% de desvalorização, número que está na média do segmento.

Garantia e pós-venda

O pacote com as quatro primeiras revisões sai por R$ 1.592.  A garantia é também de 3 anos.

Conclusão

Vencedor- O novo Ford Ka+ leva a melhor nesse comparativo. Mais barato, ele é superior em desempenho, nível de equipamentos, consumo e segurança. Nos quesitos de conforto e espaço,  ele praticamente empata com o Prisma, que apenas entrega porta-malas maior. Com um conjunto dinâmico equilibrado, ele também foi favorecido pela oferta de itens como controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, inéditos na categoria.



Mesmo com bons atributos, o Chevrolet ficou para trás na disputa. Apesar da boa dirigibilidade e do acabamento caprichado, para entregar nível de equipamentos equivalente ao do Ka+ é preciso optar por uma versão mais cara. Ainda assim, entrega desempenho inferior e gasta mais combustível que o rival. O fato de já ter passado por três campanhas de recall também pesaram contra ele.

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