terça-feira, 28 de julho de 2015

TESTE: AUDI TT AMBITION

Com linhas mais masculinas e preço de R$ 230.190, sedutor cupê alemão gasta 5,9 segundos para chegar a 100 km/h com seu motor 2.0 de 230 cv


Audi TT Ambition (Foto: Renato Durães/Autoesporte)

A terceira geração do Audi TT não é novidade para nós. O cupê de linhas atraentes e menos femininas, se comparadas às de seu antecessor, foi acelerado e destrinchado em novembro do ano passado, em evento na Espanha. Mas faltava a cereja do bolo: levá-lo para a pista de testes, o que enfim ocorreu após sua estreia no mercado brasileiro, em maio, com preços entre R$ 210.190 (versão Attraction) e R$ 230.190 (Ambition).
Acha que ele se saiu bem? Com 5,9 segundos na aceleração até 100 km/h – a mesma marca declarada pelo fabricante –, tenha certeza de que o modelo com pinta de mini Audi R8 satisfez na tocada e arrancou sorrisos a cada estampido da dupla saída de escapamento durante as trocas de marcha; e também pelo ruído encorpado que ecoa na cabine ao pisar fundo no pedal do acelerador.
Audi TT Ambition (Foto: Renato Durães/Autoesporte)
O assistente de largada é outro charme em prol da esportividade: controle de tração desligado, manopla do câmbio na posição S, pé no freio e outro no acelerador. O giro sobe junto com a adrenalina! Uma pena a tração integral ter sido deixada de lado pela Audi nessa versão do TT, pois evitaria a patinação dos pneus dianteiros e, pode acreditar, renderia uma melhora em torno de 0,5 s no cronômetro.
Superar os 200 km/h (na pista de testes, lembre-se) não é tarefa difícil para esse esportivo equipado com motor 2.0 com turbocompressor e injeção direta de gasolina. A velocidade no painel, exibida de forma discreta ou ressaltada no novo e belo quadro de instrumentos, sobe muito rápido com o auxílio dos 230 cv e os saborosos 37,7 kgfm a partir de 1.400 rpm. Índices muito bem administrados pela transmissão de dupla embreagem e seis marchas, de trocas quase imperceptíveis e com opção de mudanças por aletas no volante de ótima empunhadura.
Audi TT Ambition (Foto: Renato Durães/Autoesporte)
Nas retomadas, o vigor do TT se faz presente em qualquer modo de condução (eficiente, conforto ou dinâmico), selecionado por um botão no console. São 3 s para avançar de 60 a 100 km/h. E nada de aliviar a pressão no acelerador nessa velocidade, pois o legal é observar pelo retrovisor o defletor saltar na traseira. Ele se eleva automaticamente a 120 km/h, mas também pode surgir ao apertar uma tecla no painel – faça isso em semáforos, especialmente se atrás estiver outro carro esportivo.
A competência do cupê é notada inclusive nas frenagens. Os pneus de perfil baixo calçados em rodas de 19" aderem firme no asfalto e auxiliam os freios a disco a estancar a carroceria de 1.260 kg com rapidez. De 80 km/h à imobilidade, são percorridos 24,9 metros.
Audi TT Ambition (Foto: Renato Durães/Autoesporte)
Junte todo esse arrojo do TT ao acerto extremamente caprichado das suspensões independentes para ter em mãos um carro muito prazeroso de dirigir nas ruas. Ele não é duro, tampouco sofre para encarar lombadas, mesmo com a cabine cheia. Seu rodar é muito confortável, combinado à alta dose de estabilidade em curvas e a uma direção elétrica bastante responsiva.
A palavra conforto só não é assimilada para quem vai no minúsculo banco de trás. Cabem, sim, dois adultos ali. Só esteja ciente de que, se o percurso for longo, as "vítimas" sairão da cabine parecendo o Corcunda de Notre Dame. Quer uma dica? Ande a dois nesse Audi.
O passageiro vai estranhar a falta de tela multimídia no centro do estiloso painel. Do som ao GPS, tudo fica no cluster. O jeito é brincar com os comandos do ar digital, localizados no centro das saídas de ventilação, ou acenar para o público de fora, pois o TT sabe cativar olhares.

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