Novo líder de vendas, Fiat Palio enfrenta Volkswagen Gol, que deteve o título de número um de emplacamentos por mais de duas décadas. Confira quem leva a melhor

O ano de 2014 terminou com um baque para o Volkswagen Gol: seu rival Fiat Palio roubou o posto de carro mais vendido do país, que estava há mais de duas décadas com o hatch da montadora alemã. Portanto, colocamos os modelos em versões 1.0 na disputa. A configuração escolhida do Palio é a básica Attractive, tabelada em R$ 38.590. Já o Gol entra no duelo com sua versão Special equipada com direção hidráulica como opcional para equiparar o preço com o rival em R$ 38.540. Confira qual leva a melhor:
Motorização
O Fiat Palio é equipado com motor 1.0 flex de 75 cv e 9,9 kgfm de torque. Já o rival Volkswagen Gol leva um 1.0 bicombustível de 76 cv e 10,6 kgfm. Ambos são equipados com câmbio manual de cinco velocidades.
O Fiat Palio é equipado com motor 1.0 flex de 75 cv e 9,9 kgfm de torque. Já o rival Volkswagen Gol leva um 1.0 bicombustível de 76 cv e 10,6 kgfm. Ambos são equipados com câmbio manual de cinco velocidades.
Desempenho
Nesse quesito, o ex-líder de vendas leva a melhor. Em nossos testes, o Gol precisou de 13 segundos para chegar a 100 km/h (ante 18 s do Palio), além de 10,3 s na retomada de 60-100 km/h, contra 14,4 s do Fiat. O hatch da Volks também ganhou na frenagem porque precisou de 26,7 metros para frear a 80 km/h, enquanto o Palio registrou 28,8 metros na mesma velocidade. O conforto na rodagem, porém, é maior no Palio, que tem amortecedores mais macios, enquanto o Gol tem câmbio de engates justos, mais precisos do que os do oponente.
Nesse quesito, o ex-líder de vendas leva a melhor. Em nossos testes, o Gol precisou de 13 segundos para chegar a 100 km/h (ante 18 s do Palio), além de 10,3 s na retomada de 60-100 km/h, contra 14,4 s do Fiat. O hatch da Volks também ganhou na frenagem porque precisou de 26,7 metros para frear a 80 km/h, enquanto o Palio registrou 28,8 metros na mesma velocidade. O conforto na rodagem, porém, é maior no Palio, que tem amortecedores mais macios, enquanto o Gol tem câmbio de engates justos, mais precisos do que os do oponente.
Principais itens de série
Para compensar o pior desempenho, a Fiat capricha na lista de equipamentos. O Palio Attractive conta com ar-condicionado, direção hidráulica, além de vidros dianteiros e travas elétricos. Há ainda computador de bordo e porta-malas com abertura elétrica. O ponto negativo do Gol Special básico é oferecer só ajuste de altura do banco do motorista. É possível equipá-lo com direção hidráulica (R$ 1.360), mas outros itens como ar-condicionado, vidros, travas e tampa do porta-malas elétricos fazem o Gol ultrapassar os R$ 42 mil e perder competitividade.
Para compensar o pior desempenho, a Fiat capricha na lista de equipamentos. O Palio Attractive conta com ar-condicionado, direção hidráulica, além de vidros dianteiros e travas elétricos. Há ainda computador de bordo e porta-malas com abertura elétrica. O ponto negativo do Gol Special básico é oferecer só ajuste de altura do banco do motorista. É possível equipá-lo com direção hidráulica (R$ 1.360), mas outros itens como ar-condicionado, vidros, travas e tampa do porta-malas elétricos fazem o Gol ultrapassar os R$ 42 mil e perder competitividade.
Espaço interno
Quando o assunto é espaço para os ocupantes, a briga é disputada. O Gol leva pequena vantagem no espaço para pernas dos passageiros traseiros por conta dos 2,46 metros de entre-eixos (4 cm a mais do que do Palio), enquanto seu rival é levemente mais alto e largo, evitando sensação de aperto no banco de trás. No geral, quatro passageiros têm espaço semelhante em ambos os carros.
Quando o assunto é espaço para os ocupantes, a briga é disputada. O Gol leva pequena vantagem no espaço para pernas dos passageiros traseiros por conta dos 2,46 metros de entre-eixos (4 cm a mais do que do Palio), enquanto seu rival é levemente mais alto e largo, evitando sensação de aperto no banco de trás. No geral, quatro passageiros têm espaço semelhante em ambos os carros.
Qualidade no acabamento
O interior do hatch da Fiat é mais bonito e tem acabamento em plástico de bom toque e que simula outros materiais mais refinados. Já o Gol segue o visual mais conservador e padrão da Volks, porém com peças bem encaixadas.
O interior do hatch da Fiat é mais bonito e tem acabamento em plástico de bom toque e que simula outros materiais mais refinados. Já o Gol segue o visual mais conservador e padrão da Volks, porém com peças bem encaixadas.
Consumo
O Gol registrou bons 10,2 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, enquanto o Palio marcou 9,2 km/l e 10,2 km/l, respectivamente. Os testes foram feitos com etanol.
O Gol registrou bons 10,2 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, enquanto o Palio marcou 9,2 km/l e 10,2 km/l, respectivamente. Os testes foram feitos com etanol.
Segurança
Tanto Fiat quanto Volkswagen economizam em equipamentos quando o assunto é segurança. Ambos os modelos são equipados somente com os básicos airbag duplo e freios ABS, além de dois encostos de cabeça e dois cintos de segurança de três pontos nos bancos de trás. O único diferencial é o sistema de alerta de frenagem de emergência que equipa o Gol - faz as luzes das lanternas piscarem seguidamente ao se pisar de maneira brusca no pedal do meio.
Tanto Fiat quanto Volkswagen economizam em equipamentos quando o assunto é segurança. Ambos os modelos são equipados somente com os básicos airbag duplo e freios ABS, além de dois encostos de cabeça e dois cintos de segurança de três pontos nos bancos de trás. O único diferencial é o sistema de alerta de frenagem de emergência que equipa o Gol - faz as luzes das lanternas piscarem seguidamente ao se pisar de maneira brusca no pedal do meio.
Seguro
Neste quesito, a vantagem é do hatch da Volks, cujo seguro fica em torno de 6,1% do preço do carro, enquanto o do Palio é de 7,3%.
Neste quesito, a vantagem é do hatch da Volks, cujo seguro fica em torno de 6,1% do preço do carro, enquanto o do Palio é de 7,3%.
Garantia e revisões
Somente a partir deste ano o Gol passou a contar com três anos de garantia total, enquanto o Palio segue sendo vendido apenas com um ano de garantia de fábrica. O hatch da Volkswagen também leva a melhor nos custos de manutenção, já que suas revisões até 30 mil km custam R$ 708, enquanto as do rival são tabeladas em R$ 988.
Somente a partir deste ano o Gol passou a contar com três anos de garantia total, enquanto o Palio segue sendo vendido apenas com um ano de garantia de fábrica. O hatch da Volkswagen também leva a melhor nos custos de manutenção, já que suas revisões até 30 mil km custam R$ 708, enquanto as do rival são tabeladas em R$ 988.
E nas lojas?
Um dos grandes problemas do Gol Special é sua situação nas lojas. O cenário continua o mesmo que retratamos há uma semana, quando avaliamos a experiência de compra do modelo: alguns vendedores oferecem entre R$ 1 mil e R$ 1.500 de desconto sobre o preço de tabela e o modelo raramente existe a pronta entrega, com espera de 15 a 60 dias. A melhor taxa de financiamento é de 0,99%, mediante 40% de entrada e com 36 parcelas. Já a versão básica do Palio 1.0 Attractive é raridade. Tabelado a R$ 36.760, o hatch é negociado por R$ 34.500 nas lojas, e o opcional de ar-condicionado é oferecido com preços que variam em até R$ 1.500. A melhor taxa de financiamento é de 0,99%, mediante 30% de entrada e com 36 parcelas. A taxa só é zero a partir da entrada de 60% do valor. (Colaboraram Mariana Benvenido e Marina Paschoal)
Um dos grandes problemas do Gol Special é sua situação nas lojas. O cenário continua o mesmo que retratamos há uma semana, quando avaliamos a experiência de compra do modelo: alguns vendedores oferecem entre R$ 1 mil e R$ 1.500 de desconto sobre o preço de tabela e o modelo raramente existe a pronta entrega, com espera de 15 a 60 dias. A melhor taxa de financiamento é de 0,99%, mediante 40% de entrada e com 36 parcelas. Já a versão básica do Palio 1.0 Attractive é raridade. Tabelado a R$ 36.760, o hatch é negociado por R$ 34.500 nas lojas, e o opcional de ar-condicionado é oferecido com preços que variam em até R$ 1.500. A melhor taxa de financiamento é de 0,99%, mediante 30% de entrada e com 36 parcelas. A taxa só é zero a partir da entrada de 60% do valor. (Colaboraram Mariana Benvenido e Marina Paschoal)
Vencedor: Volkswagen Gol 1.0 Special
Apesar do baixo custo-benefício do modelo quando os itens de série estão em jogo, o modelo segue sendo superior ao Palio em critérios objetivos, como desempenho, consumo e garantia. Por conta do fraco desempenho de vendas recentemente, é possível encontrar bons descontos para o modelo e até pular para uma versão superior. Mas, é preciso pesquisar para fugir das lojas que não têm o modelo em estoque.
Apesar do baixo custo-benefício do modelo quando os itens de série estão em jogo, o modelo segue sendo superior ao Palio em critérios objetivos, como desempenho, consumo e garantia. Por conta do fraco desempenho de vendas recentemente, é possível encontrar bons descontos para o modelo e até pular para uma versão superior. Mas, é preciso pesquisar para fugir das lojas que não têm o modelo em estoque.
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