terça-feira, 21 de julho de 2015

Nissan March

Bem-equipado e gostoso de dirigir, ele é barato e fácil de manter


Para quem procura um seminovo de entrada, o March é um dos que se destacam. Primeiro popular de origem japonesa, ele chegou ao Brasil em meados de 2011, já como modelo 2012. Vindo do México e com três anos de garantia, beneficiou-se da isenção do imposto de importação e ganhou ótimo custo-benefício. 

De estilo singular, ele seguia a cartilha dos japoneses: é confiável e fácil de manter. A versão mais procurada, a 1.0 S, traz de série direção elétrica, ar-condicionado, airbags dianteiros, computador de bordo, trio elétrico e regulagem de altura para coluna de direção e banco do motorista. Freio ABS, nem como opcional. 

O motor é o velho Renault 1.0 16V de 74 cv, no Clio desde 2001. Se por um lado fica devendo bloco de alumínio e comando variável, por outro casou bem com o preciso câmbio: é insuperável nas ladeiras e saídas de semáforo, mesmo exigindo constantes trocas. Pequeno e leve (925 kg), o hatch é fácil de estacionar e gostoso de dirigir: a direção comunicativa de peso certo combina com a suspensão, que é firme sem comprometer o conforto. Só o interior decepciona: acabamento com plásticos rígidos e falta de isolamento acústico. 

O espaço interno é aceitável para quatro e o porta-malas de 265 litros é apenas suficiente: é um carro tipicamente urbano. Quem viaja muito deve considerar a versão 1.6 S: o motor Nissan HR16DE de 111 cv tem duplo comando de válvulas, de ótimo desempenho e consumo contido. Na versão SR, o freio ABS é opcional.

Tudo mudou com a produção nacional, em 2014: o "New" March foi reestilizado e ganhou conteúdo de
compacto premium, com direção elétrica e ABS de série em todas as versões. Destaque para a 1.6 SL, com ar digital, câmera de ré, rodas de aro 16 e central multimídia com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas.

Cuidado com a versão básica, que encalha nas lojas mesmo com preços atraentes (menos de R$ 20 000): ela não oferece a direção elétrica que virou pré-requisito para quem procura o March. A maioria das peças é encontrada para pronta entrega nas autorizadas, onde sempre é possível negociar um bom desconto.


REVISTA QUATRO RODAS

OUTUBRO DE 2011
"O destaque é o airbag duplo de série em todas as versões. (...) O March é um Nissan genuíno: não encanta, mas conquista. Por dentro e por fora, nada se destaca, mas o conjunto é convincente. (...) Com calibragem mais firme de molas e amortecedores, a suspensão transmite segurança sem deixar o conforto de lado."

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PENSE TAMBÉM NO

JAC J2 
O chinês é outra opção para quem procura um carro pequeno, barato e fácil de manobrar. Vem completo, tem seis anos de garantia e, usado, custa até menos que o March. Seu motor 1.4 16V de 108 cv empurra com facilidade seus 915 kg. Entre os defeitos estão o acabamento frágil e o porta-malas de apenas 121 litros.

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ONDE O BICHO PEGA NO NISSAN



RECALL 
Verifique se já foi feito o recall dos March produzidos de julho de 2011 a setembro de 2014, por uma falha nos airbags decorrente da montagem incorreta do gerador de gases do sistema.

VIDROS LATERAIS
Eles sofrem com vibrações devido ao tipo de canaleta usada nas portas, sem acabamento aveludado. O ideal é tentar fazer ajustes ou mesmo substituí-las, pois o problema quase sempre evolui para infiltrações de poeira.

RUÍDOS INTERNOS
Veja se a tampa do porta-malas não apresenta defeitos. Com o tempo, ela apresenta ruídos causados por folgas de fixação. O mesmo ocorre no tampão do portamalas: a aplicação de fita antirruído ajuda a amenizar o problema.

CORREIA DENTADA
Atenção com o estado da correia no motor 1.0 16V: seu rompimento causa atropelamento das válvulas, exigindo retífica do cabeçote. Vale investir na troca: custa só R$ 350.

ROLAMENTOS
A falta de isolamento acústico tem suas vantagens: facilita a identificação de rolamentos de roda danificados, que produzem ruídos estranhos e contínuos em alta velocidade.

A VOZ DO DONO

NOME: Reginaldo Vitullo
IDADE: 67 anos
PROFISSÃO: agrimensor
CIDADE: São Paulo (SP)

O QUE EU ADORO
"Visual moderno, mecânica confiável e muita agilidade no trânsito. É um carro para quem gosta de dirigir: tem comandos amigáveis e estabilidade acima da média, especialmente em altas velocidades."

O QUE EU ODEIO
"Painel sem marcador de temperatura é pecado mortal. O câmbio é barulhento, o reservatório da partida a frio está em local ruim e o espaço é limitado: leva cinco só em percursos curtos."

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